Bem Vindo

"As postagens não tem ordem cronológica das fotos, postaremos fotos recentes, não muito recentes, antigas até.... mas sempre bons momentos e boas lembranças".

Se quiserem podem deixar registrado aqui também seus momentos... seus clicks, será um prazer compartilhar.

Bem Vindo ao "Um Click...Um Momento"

olhares.sapo.pt/nadia01
"Daqui vinte anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas coisas que você fez.
Portanto livre-se das bolinas. Navegue longe dos portos seguros.
Pegue os ventos da aventura em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra."
- Mark Twain

domingo, 11 de novembro de 2018

Densa e alva névoa...


Fumaça é um pequeno distrito da cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro, localizada a cerca de 190km do centro da cidade do Rio de Janeiro e 32km da sede do município. Sua principal atração é a cachoeira que dá o nome à cidade.



Localizada na Serra da Mantiqueira, em Fumaça um pequeno distrito da cidade de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, a cachoeira é formada por uma queda d’água do rio Preto, um dos únicos não poluídos no Estado, que separa o município fluminense de Resende do município mineiro de Passa Vinte. 

Esta denominação deve-se ao fato de que na época da cheia do rio, o caudal é tão intenso e a força da queda grande, que a cachoeira produz uma densa e alva névoa e uma constante e efêmera fumaça líquida, de surpreendente beleza cênica. (Texto extraído na íntegra do Guia de Bens Tombados da SEC-RJ/Inepac).



O ponto máximo de Fumaça é sua fenomenal cachoeira de águas claras e limpas. Então, ao visitar a pequena cidade não deixe de visitar a cachoeira.

Para chegar até a cidade e a cachoeira é uma aventura, mas a vista da cachoeira e a mata em volta vale todo o esforço. O lugar é virtualmente virgem e mantém muito de sua beleza natural e original, portanto, cada foto tirada valerá muito a pena.

Quando você atingir o topo da subida para a cachoeira, há uma passagem estreita que te levará ao topo da cachoeira. Aqui, não há nenhuma barreira entre você e a queda d'água, portanto, tenha muito cuidado caso você queira ir até o topo da cachoeira.. Caso as pedras esteja molhadas, NÃO TENTE subir ao topo da cachoeira, pois é bastante perigoso devido ao fato das pedras serem muito escorregadias.

Evite também os dias chuvosos por causa da condição da estrada que leva a cachoeira. Caso tenha chovido forte, não é incomum haver "trombas d'água" na cachoeira, portanto, em caso de chuvas fortes no dia anterior, evite a parte superior da cachoeira.




Fotos - Cachoeira da Fumaça - Resende/RJ


Você pode gostar também euquedissebella.com.br 


Fonte - wikitravel.org/pt/Fumaça

Nenhum comentário :

Postar um comentário