Bem Vindo

"As postagens não tem ordem cronológica das fotos, postaremos fotos recentes, não muito recentes, antigas até.... mas sempre bons momentos e boas lembranças".

Se quiserem podem deixar registrado aqui também seus momentos... seus clicks, será um prazer compartilhar.

Bem Vindo ao "Um Click...Um Momento"

olhares.sapo.pt/nadia01
"Daqui vinte anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas coisas que você fez.
Portanto livre-se das bolinas. Navegue longe dos portos seguros.
Pegue os ventos da aventura em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra."
- Mark Twain

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Parque Arqueológico São João Marcos



Uma nova rota do turismo cultural no Rio de Janeiro resgata a memória de uma das mais importantes cidades no período do café às margens da antiga Estrada Real.


Caminhar pelas ruínas da extinta cidade São João Marcos, na região do Vale do Paraíba, que hoje abriga o primeiro parque arqueológico urbano do Brasil, é revisitar uma história que quase foi apagada.


O Parque Ambiental e Arqueológico de São João Marcos situa-se a vinte quilômetros de uma pequena cidade de 17 mil habitantes, Rio Claro, ao longo da rodovia estadual RJ-149 na Serra do Piloto.




Conheceu o apogeu quando da chegada da cultura do café, que fez a cidade atingir seu ápice no século XIX, quando chegou a ter mais de 14 mil habitantes, com sua principal vila tendo dez ruas e dez travessas, onde havia um teatro, um hospital, dois clubes, um posto dos correios e duas escolas.



Diversas epidemias de malária dizimaram parte considerável da população local após o declínio da lavoura cafeeira e, juntamente com a instalação, no início do século XX, das usinas hidrelétricas de Fontes, e com a formação do lago da Represa de Ribeirão das Lajes, pertencente à companhia canadense The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power, contribuíram para sua decadência. Em 1943, a população restante foi deslocada para municípios vizinhos como Rio Claro (que era seu distrito), Mangaratiba, Itaguaí e Piraí, sendo que as águas da represa nunca cobriram a maior parte da antiga cidade.





São João Marcos foi a primeira cidade no Brasil a ser tombada porque tinha marcos arquitetônicos importantes, foi tombada em 1939 e destombada em 1940, por decreto de Getúlio Vargas, que desapropriou as terras da cidade. onde se rendeu à pressão da energia elétrica,  para a construção da barragem, segundo o coordenador do projeto do parque, Luís Felipe Younes do Amaral.






Hoje a cidade inteira é um sítio arqueológico. As ruínas da cidade formam um grande museu a céu aberto e o primeiro sítio arqueológico urbano do Brasil"


Piso da Igreja Matriz

A Igreja da Matriz foi a última construção a ser demolida em 1943. Já em 1945, a barragem começou a encher. Na época teve muita resistência da população que se refugiou na igreja para impedir que ela fosse demolida", haja vista ninguém queria fazer a explosão, pois a população acreditava que destruir uma igreja seria um pecado, ao que um comerciante teria se habilitado a fazer a explosão, sendo utilizados vinte quilos de dinamite.





O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos possui um museu de território, espaço subordinado a parâmetros específicos de proteção, documentação, estudo e interpretação. 



A concepção museológica se desenvolve em torno de três espaços distintos: o Centro de Memória, a Área de Guarda e o Circuito de Visitação do Parque.



Nestes, pretende-se oferecer aos visitantes a oportunidade de trazer para o presente as memórias impregnadas nos fragmentos e ruínas encontrados nas escavações arqueológicas, nos documentos, fotografias, objetos e depoimentos.


Todos os visitantes dispõem de conforto e segurança para desfrutar em paz de uma verdadeira experiência multissensorial. Durante um passeio pelo Parque, o frequentador pode apreciar as deslumbrantes paisagens que mesclam as belezas da Mata Atlântica e de Ribeirão das Lajes, ouvir o canto e observar os pássaros, abundantes na área perto da represa, e ainda degustar no Quiosque São João Marcos quitutes resgatados de livros de receitas de antigos moradores. Uma festa para os sentidos.


Parque já é reconhecido por sua excelência na conservação do patrimônio.




Você pode gostar também euquedissebella.com.br 




pt.wikipedia.org/wiki/São_João_Marcos
/viagem.uol.com.br
http://www.saojoaomarcos.com.br/parque-museologia.asp